Escalada Urbana

As restrições impostas por ocasião da pandemia de Covid-19 a partir do início do ano de 2020, que impediram ou dificultaram o acesso às áreas de escalada e academias, fizeram com que escaladores da Grande Florianópolis procurassem alternativas para ficarem em forma. Ganhou força na região prática comum em diversos países da Europa, a escalada urbana.

Introdução

[ Topo| Embaúbas | Santos Saraiva ]

Nesta página são divulgados os locais na Grande Florianópolis para prática de escalada urbana. Pela sua natureza, serão apresentados de forma mais compacta, diferente das demais áreas de escalada no guia. Como acontece para as áreas de escalada em ambiente natural, o acesso e permissão para escalar devem ser confirmados pelo escalador, seja a propriedade pública ou privada.

Rua das Embaúbas

Praticamente a rua de entrada para uma das principais áreas de escalada de Florianópolis, o Morro da Cruz, a rua das Embaúbas em seu número 158 também tem escalada urbana.

Um muro de arrimo com cerca de 40 metros de extensão e de 3 a 9 metros de altura, construído com pedras em formatos variados, oferece uma variedade incomum de posições para agarras. Evite o uso exagerado de magnésio e considere carrregar uma escovinha para manter o muro limpo.

Como chegar

Para quem vai de carro, a rua é pouco movimentada e estacionamento lateral é sempre possível. De ônibus, é necessário desembarcar mais abaixo na avenida do Antão, no lado oposto ao ponto 09. Não há bicicletários no local.

Abaixo, por conveniência, são oferecidos como destino no Google Maps e no Moovit o resultado da busca por “Rua das Embaúbas, 158”. É possível obter rotas indicando um local de origem. O sistema de transporte coletivo de Florianópolis atende essa região com um serviço de regular, mas não muito freqüente. O Moovit permite inverter a origem e o destino para obter as informações do sentido contrário e editar o horário de partida ou chegada.

Rua Santos Saraiva com rua João Vieira

[ Topo | Introdução | Embaúbas ]

Um muro de arrimo construído com blocos de granito oferece mais de 100 metros de travessia nas ruas Santos Saraiva e João Veira no Bairro Estreito em Florianópolis. A travessia começa (ou termina) no ponto de ônibus oposto ao número 1468 na Rua Santos Saraiva, dobra a esquina na Rua João Vieira e vai até a divisão com o lote de número 130.

A altura do muro varia, chegando a cerca de 5 m no ponto mais alto. Exige, portanto, atenção do escalador mais ousado. Há várias alternativas a serem exploradas. Trabalho de pé e pressão nos regletes são essenciais para permanecer no muro. Evite o uso exagerado de magnésio e considere carrregar uma escovinha para manter o muro limpo.

(Fotos: Acervo pessoal de Adriano Pina)
Como chegar

Para quem vai de carro, há na região opções de estacionamento lateral na própria rua e estacionamentos privados. De ônibus é só desembarcar no ponto 11 da rua Santos Saraiva, calçar a sapatilha e sair escalando. Não há bicicletários no local.

Abaixo, por conveniência, são oferecidos como destino no Google Maps e no Moovit o resultado da busca por “Rua Santos Saraiva, 1468”. É possível obter rotas indicando um local de origem. O sistema de transporte coletivo de Florianópolis atende essa região com um serviço de ônibus freqüente. O Moovit permite inverter a origem e o destino para obter as informações do sentido contrário e editar o horário de partida ou chegada.