Atenção: Este site deixou de ser atualizado em abril de 2024. Para mais informações sobre escalada em Florianópolis, sugerimos entrar em contato com @acem_floripa, @escala_floripa, ou @rodrigocastelancarlson no Instagram.
Em memórias estávamos ricos.
Tínhamos penetrado além do verniz superficial das coisas.
Tínhamos sofrido, passado fome, triunfado, sido humilhado mas visto a glória, e crescido na grandeza do todo.
Tínhamos visto Deus em seus esplendores, ouvido o texto que a natureza segue. Tínhamos atingido a alma nua do homem.
Shackleton descrevendo o final da travessia da Geórgia do Sul.
Este guia de escalada reúne o material coletado nos últimos 25 anos pelo escalador Marius Bagnati a respeito das áreas de escalada na região da Grande Florianópolis. Na verdade, o material será incluído aos poucos, à medida que for sendo atualizado e formatado pelos autores para uso na web.
Um guia de escalada da Grande Florianópolis é uma demanda que existe há anos tanto por escaladores locais, como escaladores de outros lugares do Brasil e do mundo. Infelizmente, a falta de um guia deste gênero parece ter freado um pouco os brios por aventura da nova geração de escaladores que pouco conhece os setores da região, exceto por aqueles mais frequentados e conhecidos. Esperamos que com a publicação do Climb Floripa esta demanda seja atendida, a busca por aventura seja estimulada, e a comunidade escaladora faça mais proveito das fantásticas escaladas disponíveis na região.
O formato do guia foi escolhido de maneira que o escalador tenha rápido acesso ao que mais lhe interessa: as áreas de escalada. Assim, todas as áreas de escalada podem ser acessadas imediatamente a partir da página principal com a identificação pelo nome acompanhado de uma foto ilustrativa ou pelo menu. Além disso, procuramos colocar cada área de escalada numa única página para limitar o máximo possível a necessidade de cliques em links para a navegação e para facilitar a geração de PDFs. O custo dessas escolhas pode ser a demora relativa para carregar algumas imagens no primeiro acesso, mas que deve reduzir dramaticamente se o “cache” do navegador não for apagado.
Para todos as áreas de escalada pretendemos ter no mínimo alguma informação histórica, uma visão geral, instruções para o acesso e croquis das vias. Porém, a elaboração de um guia de escalada é um trabalho árduo, daqueles que nunca tem fim. Daremos prioridade para o material já existente, e aos poucos complementaremos com material coletado por nós e, esperamos, por meio da colaboração de outros escaladores.
Na elaboração dos croquis tivemos o cuidado de usar uma paleta de cores adequada para daltônicos, uma vez que a quantidade de escaladores daltônicos é maior do que poderíamos imaginar. Duvida? Faça uma enquete entre seus parceiros! Muito embora a tonalidade das cores varie bastante conforme a calibração do dispositivo (na verdade a falta de calibração), esperamos que daltônicos visualizem conforvalmente os croquis aqui publicados.
Por fim, a disponibilidade de tantas áreas de escalada na nossa região é resultado do trabalho incansável de diversos escaladores de diferentes gerações e regiões. Esses escaladores moldaram e continuam moldando nossas áreas de escalada; cada via é um presente para a geração atual e as seguintes. A eles nosso agradecimento. Esperamos aos poucos fazer um registro à altura da herança que eles ajudaram a construir.
Boas Escaladas!
Florianópolis, inverno de 2017
Marius Bagnati
Rodrigo Castelan Carlson