Atenção: Este site deixou de ser atualizado em abril de 2024. Para mais informações sobre escalada em Florianópolis, sugerimos entrar em contato com @acem_floripa, @escala_floripa, ou @rodrigocastelancarlson no Instagram.
No bairro mais tradicional da ilha, uma área de escalada escondida entre a Paróquia do bairro e o Morro do Ribeirão. Vias de diferentes graus de dificuldade com estilo típico de pedreiras em granito.
Histórico
[ Topo | Visão geral | Como chegar | Setor Principal ]
Volta e meia somos procurados a respeito de informações sobre a área de escalada Pedreira do Ribeirão. Embora ainda não tenhamos feito um levantamento detalhado do local, resgatamos o antigo croqui que estava disponível antigamente no site do ACEM. Esse material foi elaborado por Rodrigo Castelan Carlson com informações e croqui fornecidos pelos conquistadores das vias, Daniel Pohlod, Ricardo Garcia, Tainy C. Torres.
- PDF com informações e croqui: pedreira_ribeirao_site_acem_antigo
- Arquivo KMZ (compactado .zip): PedreiraRibeirao.kmz
As informações de acesso no documento estão desatualizadas. De fato, depoimentos de abril de 2023 indicam que o acesso indicado no croqui está muito fechado. O proprietário do terreno, embora não se importe com o acesso pelo seu terreno, sugeriu acesso por uma marina, mas o acesso não foi autorizado pelos funcionários. Está pendente uma solução.
A via 11, Tatu Só, está equipada e pode ser escalada guiando. Em um bloco antes da via 4, Porita, há duas linhas que podem ser escaladas em móvel. Pode ser que via 2, Canto da Cobra, também esteja equipada.
Estas informações estão sendo disponibilizadas com anuência do Adriano Pina, coordenador da ACEM, e do Ricardo Garcia, conquistador das vias, a quem agradecemos.
Abaixo a imagem do croqui que consta no arquivo:

Visão geral
[ Topo | Histórico | Como chegar | Setor Principal ]
Como chegar
[ Topo | Histórico | Visão geral | Setor Principal ]
De carro
De ônibus
Trilha
Setor Principal
[ Topo | Histórico | Visão geral | Como chegar ]
OI
Vcs tem maiores informações deste setor, croquis…?
Desde já agradeço!
Diogo
Oi, Diogo. Desculpe-me pela demora em responder. Não fui notificado deste comentário. Já escalei várias vezes nesse setor. Existe um croqui (desatualizado) feito pelo Daniel Pohlod que no passado estava divulgado no site da ACEM. Não sei por que tiraram. Entra em contato comigo pelo Facebook ou pelo Whatsapp (está no Facebook) que eu te envio a imagem. Rodrigo
Boa tarde Rodrigo ou quem mais leia,
Tentei hoje ir até a pedreira mas o acesso citado no PDF está muito fechado. O proprietário do terreno, Robinho, muito solicito me explicou o caminho mas que seria mais fácil ir por uma marina, mas quando cheguei lá o funcionário disse que não era possível.
Depois voltei e falei com Robinho novamente e ele comentou que os donos são “gente boa” e deveria tentar contato com eles.
Como que sugerem acessar a pedreira? Pensei que seria melhor perguntar aqui antes de ligar e tentar falar com os donos da Marina.
Boa tarte,
Gostaria de tirar uma duvida, tentei acesso pelo caminho descrito aqui porem estava muito fechado, e Robinho o proprietário do terreno me explicou que seria mais facil acesso por uma marina, porem quando fui lá um funcionário disse que não dava para ir e que tinha “cachorros”. Depois voltei e conversei com o Robinho novamente e ele me disse que os donos são gente boa e deveria tentar contato com eles,
Quem normalmente acessa o local, por qual caminho o faz? Gostaria de checar aqui antes de tentar ligar para a marina,
Att,
Eduardo Ottoni
Oi, Eduardo.
Desculpe pela demora em responder, eu estava incapacitado. O teu primeiro comentário chegou, mas como os comentários são moderados não consegui liberar. Não sei de ninguém que esteja frequentado o local e é uma pena que a mata tenha fechado. A pessoa que mais conhece esse setor é o Ricardo Garcia da Maximus Academia. É possível até que ele conheça o pessoal da marina. Sugiro entrares em contato com ele antes. É fácil encontrá-lo no Instagram e no Facebook. De qualquer maneira vou conversar com ele e com o pessoal da ACEM para ver se acertamos um acesso adequado para o setor. Obrigado pelo retorno vou editar o site.
Muito Obrigado Rodrigo,
Caso for aviso aqui.
E achei que o primeiro comententario não havia ido, se possível pode excluir,
Att,